O ritmo de crescimento da cabeça do bebê é agora mais lento. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho. Este começa a ganhar camadas de gordura que são importantes para a regulação térmica do seu corpo. Durante as próximas 4 semanas, o peso do feto aumentará cerca de 6 vezes! Não é só a mamã que engorda…
A coluna vertebral, o tórax e os ombros ligam-se entre si. Nos fetos do sexo feminino já se formaram os ovários.
O bebê começa a treinar os reflexos de sucção e deglutição de modo a estar preparado para a sua primeira refeição, à nascença. As papilas gustativas também se formam, de modo a que esta refeição lhe seja agradável. Apesar do feto já apresentar alguma atividade, ainda passa a maior parte do tempo a dormir.
Na grávida, o fundo do útero já se encontra perto do umbigo, o que torna o seu abdómen mais arredondado. É necessário hidratar bem a pele, principalmente da barriga e dos seios para evitar estrias. Para compensar o aumento do volume da cavidade abdominal, a coluna vertebral tende a projetar-se para trás enquanto a barriga se projeta para a frente, podendo provocar algum desconforto Nesta altura, também poderá começar a sentir dificuldades em respirar, devido à pressão que começa a exercer-se na cavidade pulmonar.
0 comentários:
Postar um comentário